Conheça o homem por trás da revolução do mercado de entretenimento
Infância e formação
Seu nome completo é Wilmot Reed Hastings Jr., e ele nasceu em 8 de outubro de 1960 na cidade de Boston, Massachusetts.
Reed estudou na Bowdoin College, onde obteve um diploma de bacharel em matemática e dirigiu o Outing Club, onde organizou viagens de escalada e canoagem.
Após sua formatura, depois que se formou, ele se juntou ao Corpo de Paz e passou alguns anos na África ensinando matemática.
Essa experiência é, para ele, uma das principais origens do seu espírito empreendedor, uma vez que ele mesmo disse que quando você já pegou carona por toda a África com dez dólares em seu bolso, começar um negócio não parece muito intimidante.
Ao voltar do Corpo de Paz, Reed começou a estudar ciência da computação em Stanford, muito embora sua primeira opção fosse o MIT, em Boston. Ele também reconhece que foi a Universidade de Stanford que o transformou no modelo empreendedor. A escola de negócios de Stanford nomeou a Netflix como a Empresa Empreendedora do Ano de 2014.
Começo da carreira
O primeiro emprego de Hastings foi na Adaptive Technology, onde ele inventou uma ferramenta para depurar software.
Hastings deixou Adaptive Technology em 1991 para fundar sua primeira empresa, a Pure Software, que produzia produtos para solucionar problemas de software. A empresa dobrou sua receita todos os anos e Hastings logo mudou de sua posição como engenheiro para CEO (embora ele admita que houve grandes problemas no seu estilo gerencial da época).
Em 1996, Pure Software anunciou uma fusão com a Atria Software.
Em 1997, a empresa combinada, Pure Atria, foi adquirida pela Rational Software. Reed que havia sido nomeado Diretor Técnico das empresas combinadas, saiu logo após a aquisição e com dinheiro suficiente (US $ 750 milhões) para montar a sua próxima empresa.
Criação da Netflix
Depois da Pure Software, Reed passou dois anos pensando em como evitar problemas semelhantes em sua próxima empresa, como o excesso de burocracia.
Em 1997, Hastings e Marc Randolph co-fundaram a Netflix, em Los Gatos, Califórnia, que tinha como principal serviço o aluguel de filmes pelo correio por uma taxa fixa para clientes nos Estados Unidos.
Quando ele fundou a Netflix, ele não tinha ideia se os clientes usariam o serviço. A Netflix era originalmente um serviço de aluguel único, mas o modelo de assinatura foi uma das poucas ideias que eles tiveram. Portanto, não houve um momento "Aha!".
Seu diferencial, em comparação com as tradicionais locadoras de vídeo, era ter datas de vencimento ilimitadas e sem multas por atraso.
A ideia funcionou de uma forma poderosa e agora parece óbvio, mas naquela época eles não tinham certeza se os consumidores gostariam da novidade. A Netflix acumulou uma coleção de 100.000 títulos e mais de 44 milhões de assinantes.
Diz a lenda que a ideia da Netflix surgiu depois que Hastings recebeu uma taxa de atraso de US $ 40 por um aluguel vencido pela Blockbuster.
Ironicamente, Reed se ofereceu para vender 49% da Netflix à Blockbuster em 2000 para atuar como um braço on-line da gigante de aluguel de vídeos. A Blockbuster recusou e Hastings voltou para casa para promover a Netflix como o perdedor de aluguel.
Cinco anos depois, o jogo virou. Em 2005, a Netflix tinha 4,5 milhões de assinantes e crescendo a cada dia, superando todos os esforços online feitos pela Blockbuster.
Visão
Reed acredita na televisão pela Internet e a vê como o futuro, com cada vez mais pessoas assistindo a filmes em laptops, que estão melhorando a cada ano.
Embora entenda que as pessoas mais velhas vão continuar a querer assistir a filmes na TV, ele notou que os jovens estão vivendo em laptops.
Foi a partir da experiência com o YouTube que Reed mudou sua estratégia de aluguel de DVDs para o desenvolvimento de um serviço de vídeo streaming em 2007, visando transmitir filmes e programas de televisão para computadores.
A Netflix continuou a crescer no mercado online, oferecendo serviços de streaming sob demanda - em 2010, já tinha 16 milhões de assinantes.
Em 2013, Reed deu mais uma amostra de sua visão apurada e mudou a Netflix para um território desconhecido quando estreou sua primeira série de televisão original, "House of Cards". O programa foi indicado a nove prêmios Emmy e ganhou três, rivalizando com vários shows tradicionais. No final daquele ano, as ações da Netflix haviam triplicado em valor.
Em agosto de 2015 a Netflix alcançou seu nível histórico com ações até 9925% acima do preço do IPO.
Durante o horário de pico, a Netflix responde por mais de trinta por cento de todo o tráfego de downstream da Internet na América do Norte, quase o dobro do YouTube, seu concorrente mais próximo. O site da Netflix descreve a empresa como "a principal rede de televisão da Internet do mundo".
Cultura Netflix
Em razão das dificuldades que enfrentou na sua primeira empresa, Reed estava preocupado com os problemas de crescimento, ou seja, como construir uma empresa que crescesse de forma rápida sem perder o seu espírito empreendedor no processo.
A Netflix foi um banco de ensaio para as suas teorias e a principal delas foi um técnica de gestão inovadora conhecida como "Liberdade e Responsabilidade".
Netflix é conhecida por pagar salários que são tipicamente muito maiores do que o habitual para atrair melhores talentos e é uma das poucas empresas onde os funcionários podem escolher anualmente o quanto de sua remuneração que eles querem em dinheiro e ações, bem como eles mesmo decidem quantos dias de férias querem tirar por ano.
Por outro lado, a empresa cobra a responsabilidade com resultados extraordinários. Um exemplo disso é o fato de que a política da empresa prefere promover um funcionário que não seja tão esforçado, mas entrega um resultado fantástico, do que manter o funcionário mais esforçado de todos, mas com resultados medianos. Esse segundo é sempre demitido.
Principais características como empreendedor
Do seu primeiro trabalho na Adaptive Corp., Reed aprendeu valor do foco e que é melhor fazer um produto bem do que dois produtos de uma forma medíocre.
No entanto, ele não é um trabalhado enlouquecido. Muito pelo contrário, ele viaja várias vezes por ano e cita essas pausas como o segredo para transformar a Netflix em uma potência, uma vez que costuma ter grandes ideias justamente nesses momentos de ócio.
Da sua primeira experiência como empreendedor, Reed descobriu a importância de aprender mais sobre gestão. Conforme a empresa crescia, ele estava cada vez mais atolado em trabalho e perdendo o controle do que acontecia.
Assim como acontece em muitas startups fundadas por engenheiros, a formação em engenharia não preparado a pessoa para os desafios de ser um CEO e Reed pediu a seu conselho para substituí-lo. Felizmente, o conselho recusou e Reed aprendeu a ser um homem de negócios.
Outra particularidade de Reed é que ele não tem uma sala na sede da Netflix em Los Gatos, Califórnia. Em vez disso, ele flutua entre as mesas e, quando precisa de um descanso, segue para o "inferno imponente" - uma sala quadrada isolada, construída no telhado do prédio principal da Netflix.
Ele explicou que já em meados de 2008 ele desistiu da sala porque não precisava assinar documentos. Em 2008 a Netflix estava usando o DocuSign, e sua necessidade de documentos físicos e de uma sala desapareceram.
Aos poucos ele descobriu que raramente usava sua sala e não precisava dela, sendo melhor para ele conhecer pessoas em todo o prédio
Ele costuma dizer que seu laptop é seu escritório e que há dias que nem isso ele usa, fica apenas no telefone.
Outra característica é de que, apesar de levar uma vida relativamente modesta Reed, Hastings não é mão fechada quando o assunto é a ajuda ao próximo. Ele criou em 2016 um fundo no qual depositou US$ 100 milhões (R$ 339,7 milhões) do próprio bolso para investir na educação de crianças americanas ao longo dos anos.
Ele também é membro do The Giving Pledge, programa criado por Bill Gates que reúne um grupo de ricaços dispostos a investir metade de suas fortunas em causas sociais ao longo de suas vidas, ele é forte defensor da ideia de que o sistema de ensino tradicional precisa de mudanças drásticas para preparar os mais jovens para o futuro.
Além disso, o líder da Netflix não está apenas abrindo o caminho para o futuro da televisão, ele também é um firme defensor da reforma educacional na Califórnia. Reed atuou como Presidente do Conselho de Educação do Estado da Califórnia de 2001 a 2004, onde fez lobby para escolas charter. No ano passado, ele foi o palestrante principal na 2014 Annual Charter Schools Conference de 2014.
Por fim, sua fama de grande empreendedor o levou a ser membro do conselho de várias organizações, incluindo Microsoft e Facebook. De acordo com sua página no Facebook, ele também gosta de viajar para Monterey com amigos e familiares e está próximo dos Zuckerberg.
Como Reed gasta sua fortuna
Hastings tem pouco mais de 1% do capital social da Netflix, cujo valor de mercado é de US$ 145,8 bilhões (R$ 495,3 bilhões), e sua fortuna é avaliada atualmente em US$ 3,5 bilhões (R$ 11,9 bilhões). Além disso, ele embolsa mais de US$ 20 milhões (R$ 69,7 milhões) por ano entre salário e bônus, sendo um dos executivos mais bem pagos dos Estados Unidos.
Apesar da fortuna, Reed tem só uma: a casa onde mora com a mulher, Patricia Ann Quillin, e os dois filhos deles em Santa Cruz, na Califórnia. Não se trata de uma propriedade nababesca, mas sim de um pied-à-terre, comum na paisagem do condado californiano, habitado por famílias de classe média alta e por aposentados.
De luxo mesmo só o quintal avantajado, que é mais usado pelos quatro cachorros resgatados de abrigos deles, além de cinco galinhas e duas cabras anãs importadas da Nigéria que produzem até queijo.
Algo que ele gosta muito de fazer é viajar. Reed se dá de presente ao menos seis semanas de descanso por ano e sempre que possível, ele viaja em família. Mas também não se esquiva de se aventurar sozinho de vez em quando e até já quebrou uma perna praticando esqui.
Por falar em viagens, certamente o maior luxo de Reed é seu jatinho particular que ele adquiriu para evitar as multidões em aeroportos. Mesmo assim, ele dá um jeito de escapar dos altos custos de manutenção alugando a aeronave para a Netflix, que banca suas viagens de trabalho.
Como ninguém é de ferro, Reed também tem uma quedinha por carros da marca Porsche, principalmente os mais antigos, e tem na garagem alguns modelos da marca alemã.
Conclusão
Tudo nesse artigo meio que faz sentido, e talvez esse seja o segredo do seu sucesso. Reed criou um negócio que reflete seu estilo de vida. É descontraído e despretensioso. É educacional e acessível para as massas. E é ótimo para pessoas sem hobbies reais.
Como você não pode construir um império quando seus negócios estão tão sincronizados com quem você é?
Um bom conselho para o resto de nós - quando você constrói um negócio, faça disso algo em que possa acreditar. E não se esqueça de também dedicar um tempo.
Comments